quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Belo Horizonte comemora o 3 de Dezembro dia internacional da Pessoa com Deficiência

Em 1991, a Organização das Nações Unidas - ONU, instituía o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, 3 de Dezembro. Essa foi a forma de marcar a década das Nações Unidas para Pessoas com Deficiência (1983-1992). A partir daquela data, em todos os anos, os países devem refletir sobre os direitos da Pessoa com Deficiência em suas várias instâncias, seja nacional, estadual ou municipal.

O objetivo maior desse Dia é conscientizar as pessoas para a igualdade de oportunidades a todos, sejam elas pessoas com alguma deficiência ou não. Essas oportunidades se refletem no meio físico, o acesso a prédios públicos, como teatros, restaurantes, museus, etc., também o acesso aos transportes; à educação; ao emprego e às informações, que devem ter características distintas para pessoas com deficiência visual e auditiva.

No dia 3 de Dezembro deve-se celebrar as conquistas desse segmento da sociedade, promover os direitos humanos e conscientizar a população sobre assuntos de deficiência. E ainda, pensar a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade, para que ela influencie sobre programas e políticas que a afete.

A Prefeitura através da Secretaria Municipal Adjunta de Direitos de Cidadania/Coordenadoria de Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiência realizará as comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência no dia 3 de dezembro quando ocorrerá de 8 às 10h20 as apresentações artísticas e às 10hs30 uma caminhada que sairá da Praça da Liberdade em direção a Praça Sete.

A mobilização de entidades e organizações das pessoas com deficiência, da sociedade civil vem contribuindo para a redefinição de diretrizes e ações no âmbito dos direitos em diversos níveis de abrangência em torno do reconhecimento do exercício da cidadania.

Atenciosamente,
José Carlos Dias Filho
Coordenador Municipal

Prefeitura Municipal de Belo Horizonte
Secretaria Municipal Adjunta de Direitos de Cidadania-SMADC
Coordenadoria de Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiência-CDPPD
Rua Espirito Santo, 505 - 8.º andar - Centro
30160-030 - Telefones (31) 3277.4105/6949 - Fax (31) 3277.4678
caappdbh@pbh.gov.br