sexta-feira, 13 de maio de 2011

Capacitação dos conselheros para gestão 2011/2013

Curso capacita conselheiros, colaboradores e convidados do Conselho Municipal de Pessoas Portadoras de Deficiência de Belo Horizonte – CMPPD/BH


O Conselho Municipal de Pessoas Portadoras de Deficiência de Belo Horizonte órgão vinculado à Secretaria Municipal Adjunta de Direitos de Cidadania, promoveu nos dias 26, 27 e 28 de abril, curso de capacitação voltado para seus conselheiros, colaboradores, representantes dos Conselhos Municipais afins e do Serviço de Proteção à Pessoa com Deficiência da Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social. As 60 vagas disponibilizadas foram ocupadas e a carga horária abrangeu 12 horas-aula, com direito à certificado. As palestras foram interpretadas em LIBRAS.

Na abertura do evento, o presidente Kellerson Souto Viana destacou que pouquíssimos Conselhos preocupavam-se em capacitar seus conselheiros e “que o CMPPD/BH promovia um curso antes da posse da nova gestão, prevista para o dia 26 de maio, no Salão Nobre da Prefeitura de Belo Horizonte”. Informou ainda, que várias pessoas do interior de Minas e região Metropolitana de Belo Horizonte tinham manifestado intenção de participar, mas que foram impedidos devido ao número limitado de vagas.

Visão geral do auditório repleto de participantes, com destaque na primeira fila (da esquerda para a direita) da colaboradora Sirlene, da secretária executiva do Conselho Maria Celeste, do Presidente Kellerson Viana e do conselheiro José Juvenal.

No primeiro dia houve a apresentação de dois temas: “Legislação Específica para as pessoas com Deficiência do Município de Belo Horizonte e Convenção da ONU” com Márcio José Ferreira, advogado e Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Betim e, “Legislação Orçamentária”, com Amaro da Silva Júnior, titular da Gerência de Informação Orçamentária da Secretaria Municipal Adjunta de Orçamento de Belo Horizonte.

Presença da intérprete de LIBRAS Héldea Braga e do palestrante Márcio José Ferreira, quando abordava o tema “Legislação específica com enfoque na Convenção da ONU”

No dia seguinte, os temas abordaram “O papel dos conselhos e conselheiros”, com Darci Maria de Souza Vilaça, assistente social da Secretaria Municipal de Assistência Social de Betim, e “Direitos Humanos”, focado nos direitos das pessoas com deficiência, com Maria Cristina Abreu, presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Minas Gerais (Conped).

Apanhado geral do auditório todo ocupado pelos participantes e  por outro ângulo, com destaque na primeira fila,  da esquerda para a direita, dos conselheiros Carlos Sachetto (Associação de Surdos de Minas Gerais) e Daniel Antônio Passos (Feneis).

No último dia, a temática foi voltada para o Terceiro Setor, com o representante da sociedade civil Oswaldo Ferreira Barbosa, mestre em Administração Pública e Superintendente da Fundação Estér Assunção. Pelo Ministério Público, falou o Procurador de Justiça Tomaz de Aquino.

O Secretário Municipal Adjunto de Direitos de Cidadania Professor Antônio David de Souza Júnior presente ao encerramento do curso, parabenizou a Mesa Diretora do CMPPD/BH pela iniciativa, os presentes pela participação e desejou boas vindas aos novos conselheiros, colocando o Gabinete da Secretaria Municipal Adjunta de Direitos de Cidadania sempre à disposição do Conselho .

Visão geral do auditório do fundo para a frente, com registro dos participantes de costas, destacando de frente para os presentes, a intérprete de LIBRAS Héldea Braga, o palestrante Márcio José Ferreira (sentado e no centro) e o conselheiro Wilton Lage Duarte (de pé à direita) representante da Secretaria Municipal Adjunta de Regulação Urbana – SMARU.